Gestão da Integridade de Ativos: Garantindo a Longevidade e Confiabilidade dos Ativos Críticos
A Gestão da Integridade de Ativos (GIA) é uma abordagem sistemática para garantir que ativos físicos sejam mantidos em condições seguras, confiáveis e eficientes durante todo o seu ciclo de vida. É crucial para indústrias que dependem de ativos complexos, de alto valor e críticos para a segurança, como petróleo e gás, petroquímicas, geração de energia, transporte e manufatura. A GIA tem como objetivo otimizar o desempenho dos ativos, reduzir o tempo de inatividade, prolongar a vida útil dos ativos e minimizar os riscos de falhas que possam resultar em consequências ambientais, de segurança ou financeiras.
O que é a Gestão da Integridade de Ativos (GIA)?
A Gestão da Integridade de Ativos engloba as estratégias, processos e tecnologias usadas para manter e monitorar ativos, garantindo que eles permaneçam seguros, funcionais e em conformidade com regulamentos. Envolve uma abordagem holística que integra pessoas, processos e tecnologias para avaliar e ger
enciar a saúde e o desempenho dos ativos de forma proativa e preditiva.
O objetivo da GIA é salvaguardar a integridade estrutural, mecânica, elétrica e funcional dos ativos ao longo de seu ciclo de vida, desde o design e construção até a operação e descomissionamento.
.png)